Contido principal do artigo

Julia Varela
Universidade Complutense de Madrid
Espanha
https://orcid.org/0009-0005-0510-8269
Vol. 27 (2023), Miscelânea, Páxinas 229-247
DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2023.27.0.10127
Recibido: dez. 1, 2023 Publicado: dez. 1, 2023
Como Citar

Resumo

 A sociologia da educação surgiu e se desenvolveu na Espanha em íntima relação com a transição democrática. Uma das suas principais finalidades foi a análise do sistema escolar autoritário, herdado da ditadura, a fim de contribuir para a sua transformação, ou seja, para a sua democratização. Neste artigo Julia Varela sintetiza as três principais linhas de suas inves-avaliações em sociologia da educação centradas na aplicação do modelo genealógico de análise, em contribuições relacionadas com as reformas educativas, especialmente da LOGSE, enfim, nas relações complexas entre o acesso à educação reglada e a domina-ção masculina. São análises que fazem parte de um colégio de pensamento crítico destinado a servir de apoio a novas pesquisas sociológicas do campo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalles do artigo

Referências

Álvarez-Uría, Fernando y Julia Varela. La galaxia sociológica. Colegios invisibles y relaciones de poder en el proceso de institucionalización de la sociología en España. Madrid: La Piqueta, 2000.

Bourdieu, Pierre y Jean-Claude Passeron. La reproduction. Élements pour une théorie du système d’enseignements. París: Minuit, 1970.

Castel, Robert. El orden psiquiátrico. La edad de oro del alienismo. Madrid: La Piqueta, 1980.

Durkheim, Émile. Historia de la educación y de las doctrinas pedagógicas. La evolución pedagógica en Francia. Madrid: Morata, 2020.

Elías, Norbert. La civilisation des moeurs. París: Calman Levy, 1973.

Erasmo. De la urbanidad en las maneras de los niños. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 1985.

Iglesias Galdo, Ana. “Identidades sociales y modos de educación. Entrevista a Julia Varela Fernández”. Historia y Memoria de Educación 12 (2020): 529-578.

Liberia Vayá, Irene. José Vidal-Beneyto. Sociología crítica y resistencia democrática: una vida a contraviento. Valencia: Alfons el Magnànim, 2019.

Varela, Julia. “Elementos para una genealogía de la escuela primaria en España”, Postfacio a Anne Querrien, Trabajos elementales sobre la escuela primaria. Madrid: La Piqueta, 1979, 171-198.

Varela, Julia (ed.). Perspectivas actuales en sociología de la educación. Madrid: ICE de la Universidad Autónoma, 1983.

Varela, Julia y Félix Ortega, El aprendiz de maestro. Un análisis sociológico de los estudiantes de magisterio del distrito universitario de Madrid. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 1984.

Varela, Julia. “Aproximación genealógica a la moderna percepción social de los niños”. Revista de Educación 281 (1986): 155-175.

Varela Julia y Fernando Álvarez-Uría, Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.

Varela, Julia. Modos de educación en la España de la Contrarreforma. Madrid: La Piqueta, 1983 (reedición en Dado Ediciones, Madrid, 2021. Prólogo Antonio Viñao).

Varela, Julia. “Una reforma educativa para las nuevas clases medias”. Archipiélago. Cuadernos de crítica de la cultura 6 (1991): 65-71.

Varela, Julia. “Categorías espacio-temporales y socialización escolar: del individualismo al narcisismo”, Revista de Educación 298 (1992): 7-29.

Varela, Julia. “Las universidades cristiano-escolásticas y la exclusión de las mujeres ‘burguesas’ del campo del saber legítimo”. En Mujeres e institución universitaria en Occidente. Conocimiento, investigación y roles de género, ed. en Rita Radl Philip, 113-134. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago, 1996.

Varela, Julia. “El triunfo de las pedagogías psicológicas”. En Las pedagogías psicológicas y el gobierno de yo en tiempos neoliberales, coord. Tomaz Tadeu Da Silva, 75-82. Sevilla: Publicaciones MCEP, 2000.

Varela, Julia. “La sociología de la educación en España. Conversaciones con los sociólogos Félix Ortega, Julio Carabaña, Mariano Fernández Enguita y Marina Subirats”. Revista de Educación 324 (2001): 91-112.

Varela, Julia. A Ulfe, socioloxia dunha comunidade rual galega. Santiago de Compostela: Sotelo Blanco, 2004 (Nueva edición en castellano, publicada en 2021 por Morata con Prólogo Ramón Villares).

Varela, Julia. Las reformas educativas a debate (1982-2006). Madrid: Morata, 2007.

Varela, Julia. Mujeres con voz propia. Carmen Baroja y Nessi, Zenobia Camprubí Aymar y María Teresa León Goyri. Análisis sociológico de las autobiografías de tres mujeres de la burguesía liberal española. Madrid: Morata, 2011.

Varela, Julia. “La larga lucha por la emancipación de las mujeres. Carmen Baroja y Nessi, Zenobia Camprubí Aymar y María Teresa León Goyri”. Papers. Revista de sociología 98-4 (2011): 611-627.

Varela, Julia, Pilar Parra y Alejandra Val Cubero. Memorias para hacer camino. Relatos de vida de once mujeres españolas de la generación del 68. Madrid: Morata, 2016.

Varela, Julia. Mercedes Valcarce Avello. Maestra de maestros. Madrid: Morata, 2018.

Varela, Julia. Nacimiento de la mujer burguesa. El cambiante desequilibrio de poder entre los sexos. Madrid: Morata, 2019.