"Crianças, vamos ser bonzinhos, vamos ver esse horror!". O nacionalismo cívico como regime emocional na educação chilena durante a segunda guerra mundial (c.1941-c.1945)
Contido principal do artigo
Resumo
O propósito do artigo é apresentar uma análise sobre as mensagens de pacifismo, integração continental e defesa da democracia formulados em comunicações oficiais das autoridades educacionais chilenas a propósito da Segunda Guerra Mundial, percebida tanto como um conflito geográfica e materialmente longínquo, mas de alto potencial de impacto sobre a vida de chilenas e chilenos. O estudo que ca se apresenta se realiza a partir da análise do conteúdo dos documentos disponíveis, empregando uma focagem que privilegia a busca de textos que permitem caracterizar padrões discursivos relacionados com termos significativos em relação ao conflito (paz, guerra, integração latino-americana, democracia) e ao foco teórico que sustenta a busca: a formação de regimes emocionais.
Palavras-chave:
Downloads
Detalles do artigo
Referências
ALNSC (Archivo del Liceo de Hombres Neandro Schilling de San Fernando). Vr006 Crónica del Liceo de Hombres de San Fernando. 1931-1944.
AL1N (Archivo del Liceo 1 de Niñas de Santiago). Crónica del Liceo. 1944.
Abramowski, Ana Laura. “La afectividad docente: narrativa sentimental, trabajo emocional y atmósferas afectivas en la labor de los maestros en Argentina (1920-1940)”. Revista Brasileira de Historia da Educacao 18 (2018/2019). https://www.scielo.br/pdf/rbhe/v18/2238-0094-rbhe-18-e019.pdf. (Consultado em 27 de março de 2019)
Barr-Melej, Patrick. Reforming Chile: Nationalism, and the Rise of the Middle Class. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2001.
Claro Velasco, Benjamín. Mensajes a los niños de Chile, marzo de 1943-octubre de 1944. Santiago: Ediciones de la Universidad de Chile, 1945.
“Decreto sobre el sentimiento patrio”. Revista de Educación Nacional XXVI 2 (1941): 11-12.
Dirección General de Educación Primaria. Sección Pedagógica. Orientaciones socioeducativas para las Escuelas Primarias de Chile. Circular n.º 49. Santiago: Imprenta Quevedo, 1943.
Eustace, Nicole. “Emotions and political change”. En Doing emotions history, editado por Susan Matt y Peter Stearns, 163-183. Urbana: University of Illinois Press, 2014.
Henryk Szering (1918-1988). http://www.henrykszeryng.net/chronology?lang=es (consultado en 11-04-2020).
Ministerio de Educación Pública. Radio Escuela Experimental. Santiago: Imprenta Universitaria, 1943.
Narodowski, Mariano and Laura Manolakis. “Defending the ‘Argentine Way of Life’. The State and School Textbooks in Argentina (1884-1984)”, Paedagogica Historica, 38 (1) (2002): 301-316.
Nava, Carmen. “Lessons in Patriotism and Good Citizenship: National Identity and Public Schools during the Vargas Administration (1937-1945). Luso-Brazilian Review, XXXV 1 (1998): 39-66.
Plamper, Jan. “Historia de las emociones: caminos y retos”. Cuadernos de Historia Contemporánea 36 (2014): 17-29.
Reddy, William. The navigation of feeling. A framework for the history of emotions. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
Riedel, Friedlind. “Atmosphere”. En Affective societies. Key concepts, editado por Jan Slavy and Christian von Scheve, 85-95. Abingdon: Routledge, 2019.
Rinke, Stefan. Cultura de masas, reforma y nacionalismo en Chile 1910-1931. Santiago, DIBAM, 2002.
Rinke, Stefan, Encuentros con el Yanqui. Norteamericanización y cambio sociocultural en Chile (1898-1990). Santiago: DIBAM/LOM, 2014.
Rojas Flores, Jorge. Historia de la infancia en el Chile Republicano. 1810-2010. Tomo I (1810-1950). Santiago de Chile: Ediciones JUNJI, 2016.
Serrano, Sol, Macarena Ponce de León and Francisca Rengifo. Historia de la educación en Chile. 1810-2010. Tomo II: La educación nacional (1880-1930). Santiago de Chile: Taurus, 2013.
Toro-Blanco, Pablo. “Como se quiere a la madre o a la bandera: Notas sobre nacionalismo, ciudadanía y civilidad en la educación chilena (1910-1945)”. En Nacionalismos e identidad nacional en Chile. Siglo XX. Volumen I, editado por Gabriel Cid and Alejandro San Francisco, 133-158. Santiago: Ediciones Bicentenario, 2010.
Vom Hau, Matthias. “Unpacking the school: textbooks, teachers and the construction of Nationhood in Mexico, Argentina and Peru”. Latin American Research Review 44(3) (2009): 127-154.