Contenido principal del artículo

Elisabete Guedes Pinto da Costa
Universidade Lusófona do Porto
Portugal
http://orcid.org/0000-0002-6255-4135
Biografía
Vol. Extr., núm. 02 (2017) - XIV CIG-PP, XIV Congreso Psicopedagogía. Área 2: CONFLICTOS Y MEDIACIÓN ESCOLAR, Páginas 095-100
DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.3002
Recibido: sept. 15, 2017 Aceptado: dic. 11, 2017 Publicado: dic. 15, 2017
Cómo citar

Resumen

Os Projetos de Mediação de Conflitos na Escola (PMCE) afiguram-se como uma tecnologia social de melhoria socioedutiva. Os PMCE de alcance amplo propõem uma mudança (inter)pessoal, cultural e organizacional. Com este artigo pretende-se evidenciar os fatores promotores e bloqueadores da implementação de um PMCE, tendo por base um estudo em profundidade e longitudinal, de cariz qualitativo, realizado numa Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária, na qual o projeto funciona desde 2009. Os resultados perimitiram identificar aspetos positivos e negativos e apontaram ainda a necessidade de uma intervenção sistemática, coletiva e participada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Citas

Alzate, R. (2003). Resolución de conflictos. Transformación de la escuela. In E. Vinyamata (Coord.), Aprender del conflicto. Conflicto e educación (pp. 51-64). Barcelona: Graó.

Bonafé-Schmitt, J.P. (2000). La médiation scolaire par les élèves. Paris: ESF.

Faget, J. (2010). Médiations. Les ateliers silencieux de la démocratie. Toulouse: Érès.

Jones, T. (2002). School conflict management. Evaluating your conflict resolution education program. Ohio: Commission on Dispute Resolution and Conflict Management.

Pinto da Costa, E. (2016). Mediação de Conflitos: Construção de um Projeto de Melhoria de Escola. Tese de Doutoramento, ULHT, Lisboa, Portugal.

Pulido, R., Martín-Seoane, G.; Calderón-López, S. & Lucas-Molina, B. (2014). Implementación de un programa de mediación escolar: analisis de las dificultades percibidas y propuestas de mejora. Revista Complutense de Educación, 25(2), 375-392.

Torrego, J. (2006). Modelo integrado de mejora de la convivencia. Estrategias de mediación y tratamiento de conflictos. Barcelona: Graó.

Torrego, J. & Galán, A. (2008). Investigación evaluativa sobre el programa de mediación de conflictos en centros escolares. Revista de Educación, 347, 369-394.