Vol. Extr., núm. 07 (2017) - XIV CIG-PP
Published:
2017-12-17
O adolescente diariamente vivencia novas situações e percepções a respeito de si e do mundo, em um período caracterizado pela grande variação hormonal e de humor. Nesse sentido, o estudo busca perceber a relação entre a adolescência e identidade profissional, com intuito de desmistificar o programa “Menor Aprendiz”, visando a sua contribuição na formação do indivíduo. Aplicou-se um questionário a 213 educandos na faixa etária de 14 a 16 anos, sendo 106 masculinos e 107 femininos. Os principais resultados indicam que a construção da autonomia é o ponto alto do Programa Menor Aprendiz.
O obxectivo deste estudo é analizar as competencias contempladas na formación inicial dos Orientadores/as Educativos/as da Universidade de Santiago de Compostela, coa intención de establecer a súa correspondencia cos Estándares Europeos de Competencia elaborados no marco dos Proxectos NICE I e II. Na investigación emprégase unha metodoloxía cualitativa. Os resultados indican que o deseño do Máster de formación de profesorado (Orientación) recolle os principais estándares europeos de competencia elaborados dende o NICE. Non obstante, o nivel de adquisición por parte do alumnado parece ser algo superficial, centrándose máis nos aspectos teóricos que nos prácticos.
Dentre as várias disciplinas do Curso de Técnico em Meio Ambiente, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em São Paulo (Brasil), as Práticas de Ciências da Terra lecionam-se no Módulo I. O objetivo deste estudo foi relacionar a formação docente de Práticas de Ciências da Terra com as competências e habilidades definidas em plano de curso. A análise dos resultados permite identificar algumas dissonâncias existentes no modo como se leciona a componente curricular de Práticas de Ciências da Terra, em particular, como se promove, nos alunos, o desenvolvimento das competências exigidas.
El artículo analiza la experiencia práctica en la empresa, La Suite Comunicación, con el objetivo de definir las competencias que los egresados universitarios adquieren para su currículo laboral a través de la inserción en el mundo profesional. La situación laboral en la que está sumergida el país sumada al número de jóvenes con títulos que salen cada año de las universidades y la incompatibilidad que hay entre la formación recibida y la demanda de las empresas han creado un panorama para el recién graduado en el que las prácticas de empresa es una de las puertas al mundo laboral.
La formación para la Prevención de Riesgos laborales como los psicosociales resulta fundamental para promover una adecuada salud y adaptación en los puestos de trabajo y centros de prácticas externas. Por ello se ha proporcionado formación en esta materia de prevención de riesgos laborales y concretamente psicosociales en el alumnado de Prácticas de La Suite Comunicación y a alumnado procedente de Grados como el de Educación Social que realiza sus Prácticas Externas. En el presente trabajo se aportan los resultados de la aplicación del instrumento método istas21 (CoPsoQ) Versión corta para pequeñas empresas y para autoevaluación.
La gerontología constituye uno de los ámbitos de intervención en auge para los titulados/as en Educación Social y Trabajo Social. Esta investigación tiene como objetivo identificar las preferencias vocacionales de estos estudiantes en relación a la intervención con personas mayores, a partir de un estudio cuasi-experimental, descriptivo y transversal, en base a la administración de un cuestionario. Globalmente, los resultados indican un escaso interés de los estudiantes por el colectivo de las personas mayores y un incremento de las preferencias por este grupo de edad en el último curso.
Esta investigación de carácter cuantitativo, con un diseño descriptivo no experimental, tiene como objetivo identificar el grado de satisfacción de los estudiantes con la elección del ciclo de Formación Profesional. Los datos han sido recogidos mediante un cuestionario administrado a 99 estudiantes de 1º de Grado Medio y Superior de Formación Profesional, en dos centros educativos de la Región de Murcia. Entre los principales resultados se observa que el 70% de los participantes está satisfecho con la elección de sus estudios, además de posibles factores que marcan las líneas de acción prioritarias para mejorar estos resultados.
Este estudo analisou junto de 70 estudantes de licenciatura as perceções sobre a responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a responsabilidade social e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.
El objetivo principal de este trabajo es analizar la incidencia de la educación no formal en la empleabilidad de los graduados. Para ello, realizamos una revisión de investigaciones que, específicamente, seleccionaron variables ligadas a la participación de los universitarios en actividades de educación no formal y su contribución al desarrollo de competencias de potencial empleabilidad. Los resultados ponen el acento en la necesidad de que el sistema universitario reconsidere la importancia de su “tercera misión” para dar una mayor visibilidad a sus actividades. Esto implica asegurar que las prioridades de los agentes sociales/económicos estén resentes en sus actividades.
Atualmente, o processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE deve ser entendido como um processo que se constrói ao longo do tempo, onde se destaca a relevância do investimento feito por cada um dos agentes sociais (escola, família, sociedade/comunidade) Neste sentido a presente comunicação resulta de um estudo que teve por objetivo a análise e reflexão das percepções dos professores sobre o processo de transição para a vida ativa dos alunos com necessidades educativas especiais, na escola inclusiva Assentou numa metodologia quantitativa de caráter exploratório que envolveu, vários agentes educativos.
O Trabalho realiza uma abordagem reflexiva no quantitativo de ingressantes e concluintes nos cursos de Licenciaturas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). O objetivo é apresentar um contexto do Ensino Superior na formação de professores do IEAA no período de 2006 a 2016. O método para a coleta dos dados foi por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam uma deficiência do instituto em seu papel de formador de professores, uma vez que, durante sua trajetória ingressaram 2.024 alunos nos cursos de licenciatura e concluíram os cursos até o presente momento 445 alunos.
Esta investigación documental pretende clarificar el estado del arte de la Formación Profesional Dual en España desde la publicación del Real Decreto 1529/2012 hasta la actualidad. Primero se ha estudiado la legislación promulgada para impulsar la implantación de la FPD. En segundo lugar se ha trabajado con los números propios de la FPD para conocer su crecimiento y arraigo en España. En tercer lugar, al llevar a cabo los primeros dos pasos de la investigación se han clarificado las ventajas e inconvenientes de la FPD. Finalmente, se ha trabajado con el material obtenido y se han enunciado las conclusiones correspondientes.
Esta comunicación tiene como objeto revisar y presentar algunas de las líneas básicas para el desarrollo de un programa educativo que formule un cambio de valores que rebase la idea de lucro y progreso individual para abordar la desigualdad, la justicia social y la sostenibilidad humana y ambiental en la preparación al actual mercado de trabajo. Se propone una revisión sobre los elementos de la Economía Social y Solidaria, el Buen Vivir, el Decrecimiento y la economía del Bien Común. En segundo lugar, desde el acervo del Trabajo Social, se proponen repertorios para generar una propuesta pedagógica transformadora.
No plano mundial, as necessidades de formação assumem um papel chave imprescindível na melhoria da aprendizagem para o trabalho. Com o progresso e a instabilidade dos mercados, os contextos de trabalho necessitam de um desempenho excelente nos seus negócios, onde a capacitação de profissionais assume um posicionamento estratégico no desenvolvimento dos sistemas que os sustentam, uma vez que os objetivos das organizações se atingem através das pessoas, os agentes estratégicos de transformação. Neste artigo pretende-se compreender o que mais se transforma e o que mais transforma as necessidades de formação e que efeitos produzem na mobilidade para o trabalho.
Espera-se que alunos de mérito apresentem produção profissional de excelência, contudo nem sempre elevados desempenhos académicos predizem sucesso profissional. O objetivo desta investigação é identificar características e analisar percursos de vida de alunos de mérito no ensino superior, procurando conhecer os fatores que podem condicionar o sucesso académico e profissional. Participaram oito adultos premiados por mérito numa universidade pública portuguesa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e do NEO-PI-R. Os resultados sugerem a presença de fatores comuns associados ao êxito académico e profissional, contudo, até à data, os participantes não parecem ter sucesso profissional reconhecido como excecional.
Assente num paradigma que tem por meta a aprendizagem, e não apenas o ensino, e partindo do entendimento de que a Universidade pode, e deve, construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento global do estudante, este artigo descreve e mostra como a implementação de Clubes de Estudantes (CE) desenvolve as competências pessoais e sociais dos estudantes. O artigo analisa o processo de implementação dos CE e as principais atividades de cinco CE universitários e, evidencia que estes são espaços pedagógicos de desenvolvimento de competências de vida e de estímulo ao empreendedorismo, para os estudantes.
A investigação sobre o desempenho académico de jovens a frequentar ações de formação profissional é importante para o desenvolvimento de programas formativos de qualidade. Este estudo recorreu a uma amostra de formandos que frequentavam Cursos de Educação e Formação com o objetivo de estudar o impacto de dois tipos de variáveis no sucesso educativo. O primeiro incluiu o autoconceito académico, a autoeficácia generalizada e a autoestima, e o segundo a responsividade e a exigências parentais. Verificou-se que somente o autoconceito académico conseguiu predizer os resultados dos formandos. São analisadas algumas propostas de intervenção com base nos resultados obtidos.
El presente estudio mide variables psicológicas como la autoeficacia y el optimismo, así como las expectativas de rendimiento y la calificación obtenida. A la luz de los resultados se pone de manifiesto la necesidad de valernos de herramientas para mejorar los procesos de enseñanza-aprendizaje, así como para optimizar los recursos del mismo, la mejora del rendimiento y el desarrollo integral del alumnado
O fomento da iniciativa emprendedora é prioritaria na educación e formación en Europa nos últimos anos. O emprendemento intégrase no currículo da Formación Profesional (FP) a través da materia “Empresa e Iniciativa Emprendedora” e, nos Centros Integrados de FP, créranse dous órganos: as coordinacións de emprendemento e os viveiros de empresa. Damos conta dos resultados da incipiente acción dos viveiros de empresa dos Centros de Formación Profesional da cidade da Coruña e das súas perspectivas de futuro. A información foi obtida a través dunha entrevista estructurada aplicada a todas as coordinadoras de emprendemento da Coruña.
A gestão pessoal da carreira é um processo continuado de reflexão, definição de objetivos e autorregulação na vida de trabalho. Pretende-se testar um modelo sociocognitivo do constructo, aplicado aos comportamentos de exploração e decisão em adultos desempregados portugueses (N=427; n=234, 54.8% mulheres), com idades entre 17 e 65 anos (M = 47.10; D P= 6.5), residência e inscrição em centros de emprego das diferentes regiões do país. Os resultados de uma análise de caminhos indicam que o modelo testado se ajusta globalmente aos dados e pode constituir uma base teórica útil à investigação e intervenções de carreira com desempregados.
En esta investigación nos preguntamos si existen diferencias en bienestar y en recursos psicológicos en función del nivel educativo. Empleamos una muestra formada por 2902 individuos y comparamos cinco niveles educativos en las variables indicadas. El análisis se hizo mediante ANOVA y mostró diferencias en todas las variables. Los resultados mostraron que tanto los recursos como el bienestar van en aumento a medida que se incrementa el nivel educativo, pero, que este incremento declina en los sujetos que realizaron estudios universitarios, pero, solo, de grado medio. Futuras investigaciones deberán aclarar esta cuestión.
El programa UCAMPACITAS para la inclusión socio-laboral de personas con discapacidad intelectual surge en 2012 tras la necesidad de formación específica para el desarrollo laboral. En este sentido, el programa se centra en la formación de diferentes perfiles, tanto desde una visión teórica como práctica. Esta segunda vertiente es en la que nos centraremos en este trabajo. Se aborda el procedimiento seguido en esta formación centrada en la realidad laboral, focalizando dicho análisis en el caso de las prácticas realizadas por tres de nuestros alumnos en diferentes escuelas infantiles de la Región de Murcia.
O desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento.
PUBLISHER: Publications Service of the University of A Coruña
Elviña Campus , Xoana Capdevielle Building. 15008 A Coruña - Spain
This journal is a continuation of: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (years 1997-2013) - ISSN: 1138-1663.
e-ISSN: 2386-7418 - Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación - https://revistas.udc.es/index.php/reipe/